Você está visualizando atualmente CRA-MG lança Grupo Temático de Espiritualidade nas Organizações

CRA-MG lança Grupo Temático de Espiritualidade nas Organizações

Na noite de ontem (31), o Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG) realizou o lançamento do Grupo Temático de Espiritualidade, com a palestra “Espiritualidade nas Organizações”, ministrada pelo coordenador do GT, Adm. Jonathan Félix, e pelo psicólogo Guaraci Maximiano.

Durante a abertura do evento, o presidente do Conselho, Adm. Jehu de Aguilar, destacou a importância de trabalhar o tema: “Nós temos a grande satisfação de iniciar este projeto. Existem pesquisas que mostram os benefícios de trabalhar a Espiritualidade dentro das empresas para ter um ambiente mais harmonioso. Então, nós estamos criando esse Grupo para propagar essa ideia”.

Adm. Jehu de Aguilar

Espiritualidade nas Organizações

Durante a palestra, o Adm. Jonathan Félix, que é doutor em Ciências da Religião, abordou as vertentes trabalhadas nos estudos da espiritualidade como dimensão humana e os aspectos culturais, além dos benefícios de levar a temática para dentro das empresas. “As concepções que a  gente alimenta nesse lugar do sentido vão influenciar os valores organizacionais”, afirmou.

Adm. Jonathan Félix

Ao pontuar as diferenças entre a espiritualidade e a religião, o palestrante destacou que a espiritualidade é ampla e pode levar à religião. “A espiritualidade tem a ver com a vontade de sentido, a necessidade que temos de buscar um propósito e dar significado a algo. E, a partir desse elemento de busca, surge, por exemplo, a religião, que é um sistema organizado de doutrinas, práticas e símbolos que alimentam esse sentido. É por isso que temos muitas espiritualidades e muitos modelos de religião”.

Segundo Jonathan, as organizações, da mesma forma, são sistemas organizados e alimentados por sentidos, que criam um propósito coletivo por meio de suas próprias práticas e símbolos para dar significado às ações e metas dentro do ambiente de trabalho. Ainda de acordo com ele, a busca por sentido dentro das organizações pode influenciar positivamente o engajamento, a motivação e o bem-estar dos colaboradores, promovendo um ambiente harmonioso e produtivo. O propósito, visto como um projeto, juntamente com o interesse pela equipe que deve realizá-lo, será a chave para o sucesso. Quanto maior for o interesse, maior será o seu êxito. “Assim, a integração da espiritualidade nas práticas organizacionais pode ser uma ferramenta para fortalecer a cultura organizacional e alcançar resultados estratégicos mais sustentáveis e satisfatórios”, finaliza.

Em seguida, o psicólogo e coordenador da comissão de Orientação em Psicologia, Laicidade, Espiritualidade, Religião e Outros Saberes Tradicional (Clerot) do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), apresentou os trabalhos e ações realizados pela comissão e explicou como as orientações para a atuação dos profissionais estão sendo realizadas, além dos desafios e perspectivas para o futuro.

Psi. Guaraci Maximiano
Adm. Jonathan Félix e Psi. Guaraci Maximiano
Adm. Jonathan Félix e Adm. Jehu de Aguilar

Faça parte do Grupo Temático de Espiritualidade

Quer saber mais sobre como a espiritualidade pode transformar o seu ambiente de trabalho? Acompanhe as atividades do Grupo Temático de Espiritualidade do CRA-MG e participe das próximas discussões. Para participar, entre em contato pelo e-mail formacao@cramg.org.br.