Você está visualizando atualmente CRA-MG realiza curso sobre atuação do Responsável Técnico

CRA-MG realiza curso sobre atuação do Responsável Técnico

Ontem (23), o Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG) promoveu o curso “A atuação do Profissional de Administração no exercício da Responsabilidade Técnica”. O evento foi realizado na sede do Conselho e contou com transmissão ao vivo pelo Canal do CRA-MG.

Com o objetivo de levar conhecimento sobre o tema, o workshop foi ministrado pelo Adv. Abel Chaves Junior, assessor Jurídico do Conselho, e pelo Adm. Ailton Brito Pires, chefe da Seção de Registro do Conselho Federal de Administração (CFA). O curso abordou diversos aspectos da Responsabilidade Técnica do Administrador, desde os conceitos básicos e fundamentos legais até as responsabilidades e atribuições do profissional no exercício dessa função.

Durante a abertura, o presidente do CRA-MG, Adm. Jehu de Aguilar, desejou boas-vindas aos participantes e enfatizou: “A Responsabilidade Técnica é fundamental para o profissional de Administração, para os Conselhos, e ninguém melhor para abordar este tema do que o Conselho. Tenho certeza que o conteúdo do curso será muito bem aproveitado”.

Adm. Jehu de Aguilar

Além do presidente, também estavam presentes a vice-presidente Adm. Nádia Venuto, e os conselheiros Adm. Rômulo Larcher, diretor da área de Fiscalização e Registro Profissional, Admª. Ayesha Shwartez e Admª. Kelly Barbosa.

Compromisso com a atualização profissional

A gerente de Fiscalização e Registro Profissional do CRA-MG, Adm. Flávia Borges, ressaltou o objetivo do curso para atualização profissional: “O curso tem a principal finalidade de apresentar o Manual de Responsabilidade Técnica, editado pelo Conselho Federal recentemente, e apresentar para os profissionais de Administração  essa opção de inserção no mercado de trabalho, porque hoje nós temos várias empresas que precisam estar registradas no CRA-MG e precisam ter o Responsável Técnico”.

Durante a manhã, o Adv. Abel Chaves falou sobre a importância e os desafios do Responsáveis Técnicos dentro das empresas, passando por questões jurídicas. O palestrante destacou as áreas de atuação dos RTs e os limites, bem como a exigência do registro profissional no Conselho. “O legislador constituinte trabalha para que a sociedade brasileira evolua, seja uma sociedade de prestadores de serviço de qualidade acima de tudo. Isso traz segurança para todos nós”, afirmou.

Na parte da tarde, o chefe da seção de Registro do CFA apresentou as mudanças do Manual da Responsabilidade Técnica do Profissional de Administração, passando pelos itens essenciais para a atuação profissional. Em seguida, mostrou exemplos práticos da fiscalização do Conselho na exigência do registro dos RTs.

Admª. Nádia Venuto
Curso sobre Responsabilidade Técnica
Adv. Abel Chaves e Admª. Nádia Venuto
Adm. Rômulo Larcher
Admª Flávia Borges, Adm. Ailton Brito Pires e Adm. Rômulo Larcher
Admª. Ayesha Shwartez