Você está visualizando atualmente Seminário de Gestão de Condomínios tem segunda noite com cinco palestras

Seminário de Gestão de Condomínios tem segunda noite com cinco palestras

A segunda noite do III Seminário de Gestão de Condomínios abordou questões práticas ligadas ao assunto, com cinco palestras mediadas pelo coordenador do Grupo Temático de Gestão de Condomínios, Adm. Daniel Moreira Gomes. Um dos palestrantes da noite, o Adm. Gilberto Britto, que também é integrante do Grupo Temático de Administração de Condomínios do CRA-MG, ressaltou que os assuntos apresentados são aqueles em que os condomínios têm “uma carência enorme”.

O Administrador foi o primeiro a falar para o público e mostrou as diferenças no processo da entrega de empreendimentos por uma construtora e de um condomínio já estabelecido para um novo síndico, ressaltando a importância da participação ativa dos condôminos nas Assembleias. Dando sequência, a Admª Maria Aparecida da Costa Alves destacou que não há uma normatização que estabeleça como a sucessão de síndicos deve ser realizada. Dessa forma, a transição pode ficar comprometida, principalmente quanto à entrega de documentos relacionados ao condomínio. Durante a apresentação, a Administradora entregou aos presentes material explicando sobre a organização desses documentos e seu devido armazenamento.

Já uma das maiores dores dos condomínios, o orçamento, foi tema da palestra do Adm. Watyla Moreira. Enfatizando que a gestão de condomínios deve ser exercida por um profissional de Administração devidamente registrado no Conselho Regional da profissão, o Administrador falou sobre as etapas da elaboração do orçamento de um condomínio e de como é importante que os membros da gestão participem dessas etapas juntamente com o síndico.

Abordando sobre a contribuição do gestor de pessoas para o bom funcionamento dos condomínios, a Admª Eliana Torga mostrou que todos têm responsabilidades, inclusive, os condôminos com os próprios vizinhos. Para elucidar a ideia, a Administradora trouxe o conceito de Resiliência Comunitária (capacidade de uma comunidade de enfrentar, adaptar-se e prosperar diante de adversidades, crises e mudanças) e deu exemplos de como agir e intervir em auxílio dos condôminos. A Admª Eliana enumerou ainda as características que ela considera necessárias para um síndico competente.

Fechando a rodada de palestras, o Adm. Rogério Paschoalino falou sobre a importância da prevenção ao incêndio dentro de um condomínio, mostrando quais instrumentos são obrigatórios e como utilizá-los da forma correta, bem como sobre a instalação de sinalização adequada. O palestrante abordou ainda a responsabilidade do síndico quanto à prevenção de incêndios e qual a documentação necessária fornecida pelo Corpo de Bombeiros Militar.