Você está visualizando atualmente Seminário reúne Assessorias Jurídicas para discutir desafios  na regulamentação das profissões

Seminário reúne Assessorias Jurídicas para discutir desafios na regulamentação das profissões

Na noite de ontem (17), aconteceu a abertura do 2º Seminário das Assessorias Jurídicas dos Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais (COP-MG). O evento acontece até amanhã, 19 de junho, na sede da Ordem dos Advogados Seção Minas Gerais (OAB/MG), e é realizado com apoio institucional do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG).

Compondo a mesa de abertura do evento, estavam presentes:

  • Adm. Jehu Pinto de Aguilar, líder do COP-MG e presidente do CRA-MG
  • Adv. Abel Chaves, presidente da Comissão das Assessorias Jurídicas de Conselhos Profissionais da OAB/MG e assessor jurídico do CRA-MG
  • Deputado Federal Rogério Correia, membro da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos e Ordens Profissionais
  • Vânila Cardoso André de Moraes, juíza do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
  •  Ângela Parreira de Oliveira Botelho, vice-presidente da OAB-MG
  • Márcia Cristina de Oliveira Alfenas, presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG),
  • Dra. Ana Paula Araújo Guerra, assessora jurídica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG)
  • Patrícia Vinte Di lório, presidente da Jucemg,
  • Marcelo Fonseca e Silva, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte Jovem (CDL BH Jovem)

Conselhos em defesa das profissões

Em seu discurso de boas-vindas, o presidente do CRA-MG, Adm. Jehu de Aguilar, destacou o sucesso da primeira edição do Seminário, realizado no ano passado, e a importância da participação da OAB/MG para fortalecer os trabalhos que vêm sendo realizados desde 2019 na luta contra a desregulamentação das profissões. “As assessorias jurídicas dos conselhos de classe precisam conversar entre si para ganharem experiência e poderem exercer o trabalho com mais competência e conhecimento”.

Adm. Jehu Pinto de Aguilar
Adv. Abel Chaves Júnior

Realizando a abertura oficial do evento, o Adv. Abel Chaves Júnior, em seu discurso, ressaltou o papel social exercido pelos Conselhos para o fortalecimento da sociedade: “Para garantir segurança à sociedade, a prestação de serviço exercida pelos profissionais liberais deverá ser realizada por meio de sua orientação e fiscalização. Os Conselhos, juntamente com outros órgãos da sociedade, ao exigirem que a prestação de serviços profissionais seja realizada com a qualidade desejada, fomentam, sim, o crescimento econômico e social deste país.”

Após os discursos de abertura, o Adm. Jehu de Aguilar foi homenageado pela Comissão das Assessorias Jurídicas de Conselhos Profissionais da OAB/MG, em reconhecimento ao seu trabalho de destaque à frente do COP-MG.

Adm. Jehu de Pinto de Aguilar e Adv. Abel Chaves Júnior

Federalismo, Dívida Pública e seus impactos nos Conselhos Profissionais

A Palestra Magna da noite foi realizada pelo Dr. Onofre Batista Junior, que abordou o tema “Federalismo, Dívida Pública e seus impactos nos Conselhos Profissionais”. Durante a apresentação, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), passou por vários períodos da história do Federalismo na sociedade brasileira e levantou questionamentos para o público: “Se essa constelação de poderes existe, qual é o formato institucional que corresponde a isso?”

Dr. Onofre Batista Junior
Palestra Magna

O advogado também usou exemplos práticos para dar visibilidade aos impactos da Dívida Pública para a economia do país e aos Conselhos Profissionais e para defender o Federalismo na organização do Estado: “Muito mais importante do que Legislativo, Executivo e Judiciário, é a organização de um estado em federações.”

O evento também contou com um show de quadrilha mineira, mostrando a diversidade cultura de Minas Gerais.

Apresentação de quadrilha mineira
Apresentação de quadrilha mineira